Profissionais conhecem história e práticas de gestão de pessoas da Tintas Killing

Por ACI: 07/08/2024

Profissionais de diferentes comitês da ACI realizaram visita técnica à Tintas Killing, nesta quarta-feira, 07. A coordenadora de recursos humanos, Reni Finger, fez breve apresentação da história da empresa, que foi fundada em 1962, produzindo tintas para calçados e couros. Em 1970, passou a produzir adesivos para calçados e, em 1972, efetuou a aquisição da Tintas Tucano, de Porto Alegre.

Em 2002, após 40 anos à frente da empresa e principal responsável pelo seu sucesso alcançado, o fundador, Leopoldo Celestino Killing, passou para seus sucessores da segunda geração o comando da empresa. Em 2006, foi  inaugurada a planta fabril de adesivos em Simões Filhos/BA e, em 2012, iniciou as operações a fábrica de adesivos na Argentina.

Em 2020, ocorreu o início da operação da Kisafix na unidade de Querétaro, no México. No ano seguinte, foi inaugurado o Centro de Distribuição Celestino Killing em Sapucaia do Sul e, em 2024, foi adquirida uma empresa de tintas em pó (Superlack).

A Killing possui um portfólio com mais de 2,5 mil produtos, emprega mais de 500 colaboradores e tem uma gestão familiar profissionalizada, observando as melhores práticas de governança corporativa. A empresa administra duas marcas (Kisafix e Tintas Killing) e quatro plantas fabris, localizadas em Novo Hamburgo/RS, Simões Filhos/BA, Buenos
Aires/Argentina e Querétaro/México, além do Centro de Distribuição em Sapucaia do Sul/RS.

Valores e norteadores estratégicos

Reni também apresentou os valores e norteadores estratégicos da empresa, destacando que os conceitos guiam toda a atuação da equipe. O RH atua de forma descentralizada, com o modelo de consultoria interna de RH e analistas especialistas e generalistas. Explicou a jornada do colaborador e o que envolve cada processo da atração, recrutamento e seleção, embarque, desenvolvimento, promoção e desembarque.

A equipe de RH apresentou os programas internos Minha Jornada, UniKilling, Lado a Lado, Formar, Desenvolvimento de Lideranças e Equipes, convenção interna, endomarketing e pesquisa de clima. A empresa possui o selo Great Place To Work (GPTW) 2022 e 2023, estando na posição 38ª entre as 100 Melhores Empresas para Trabalhar na indústria do Brasil. Também foram citadas as ações externas, como a adoção de pilares do Trensurb em Novo Hamburgo para pintura, meio-frango solidário para ajudar entidades locais e outras ações solidárias.  

Receba
Novidades