Projeto Cidade Segura incentiva monitoramento eletrônico 24h na região

Por ACI: 17/10/2024

Dirigentes de entidades, empresários, representantes de órgãos de segurança e jornalistas participaram do lançamento do projeto Cidade Segura e da inauguração da primeira câmera de monitoramento de alta resolução na Rua Joaquim Pedro Soares, 540, em frente à ACI, nesta quinta-feira, 17 de outubro.

Iniciativa da ACI e da DGT Tecnologia em Segurança, com o apoio do Conselho Comunitário Pró-segurança Comunitária (Consepro), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-NH) e do Sindicato dos Lojistas do Vale Germânico (Sindilojas), o projeto pretende fortalecer a segurança na área próxima e contribuir para a proteção do comércio, além de incentivar o uso da tecnologia de monitoramento interligada ao sistema de cercamento eletrônico para tornar a cidade e a região mais seguras.

“Tudo giro em torno da segurança”, disse o presidente da ACI, Robinson Klein, na abertura do evento. Conforme Klein, além de beneficiar a comunidade, o projeto vai auxiliar na atração de talentos pelas empresas locais, já que a segurança é um dos fatores valorizados pelos profissionais na escolha de cidades e empresas para trabalhar. “Cidade segura prospera e atrai profissionais”, acrescentou o presidente do Consepro NH, Daniel Campos.

Desenvolvida pela DGT, a tecnologia do Cidade Segura reúne câmera(s) de monitoramento de alta resolução que opera(m) 24h e geram imagens que são gravadas em nuvem, podendo ser acessadas por órgãos de segurança para ação imediata. “A solução Safe Way, com plataforma Vision, utiliza inteligência artificial e sistemas sensoriais de iluminação giratórios capazes de monitorar 25 veículos por segundo, em distâncias de 5m a 35m”, disse o CEO da DGT. Maurício Loeser também destacou a união da iniciativa privada e do poder público para entregar à comunidade o que ela espera na segurança pública.

Entre os dias 10, quando foi instalada, e 17 deste mês, a câmara de monitoramento capturou imagens de 32.178 veículos que passaram pela esquina das ruas Joaquim Pedro Soares e Lucas de Oliveira, identificando-os por modelo, cor, marca, placa e tipo. Através de integração com o Banco Nacional de Veículos Automotores, o sistema verifica a situação do veículo e emite um alerta aos órgãos de segurança em caso de restrição. “Pode-se, se houver necessidade, retroceder para verificar de onde o veículo veio e avançar para saber aonde foi”, acrescentou Loeser.

Doação ao Consepro

Uma parceria entre ACI, DGT e Consepro estimula a utilização da tecnologia pelos associados. A cada dez pontos adquiridos por parceiros, um ponto será doado ao órgão de segurança comunitária de Novo Hamburgo, a quem caberá definir o local de instalação, para fortalecer a malha de dispositivos em operação, ampliar a área de cobertura e disponibilizar maior volume de dados aos órgãos de segurança.

Utilizando poste plotado de 3m de altura, a solução Safe Way pode operar com uma ou mais câmeras e ser instalada em estabelecimentos comerciais, empresas, condomínios e outros locais. É interligada com a Secretaria de Segurança Pública e unidades da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal de Novo Hamburgo. Atualmente estão em operação 148 postes e 229 câmeras em onze cidades do RS, que já realizaram mais de294 milhões de capturas de placas em 2024.

Nova versão em breve

Até o fim do ano, a DGT lançará uma nova versão da plataforma. Com novos recursos de inteligência artificial, a ferramenta oferecerá aos usuários a possibilidade de receber relatórios diários em seu smartphone, em forma de texto ou áudio, indicando inclusive dias e horários de maior circulação de veículos em frente aos seus locais, permitindo realizar ações para atrair clientes e otimizar os negócios.

Presente ao evento na ACI, o secretário de Segurança Pública de Novo Hamburgo, Roberto Jungthon, destacou o investimento para modernizar os 58 equipamentos de monitoramento em operação desde 2019 e que isso ajudará a melhorar o ambiente de negócios no munícipio. O vice-prefeito eleito, Gerson Hass, parabenizou a ACI e a DGT pela iniciativa e disse que a segurança pública será uma das prioridades da futura administração municipal.