'Quem fala para todo mundo não se comunica com ninguém', alerta estrategista de marketing
Por ACI: 29/05/2024
A internet oferece a maior oportunidade de todos os tempos para empresas e marcas venderem seus produtos, mas as ações de marketing devem ser direcionadas para atingirem os objetivos. “Quem fala para todo o mundo não se comunica com ninguém”, justifica Ivan de Paiva, CEO da Accelerar - Marketing que vende! e palestrante do Conecta Regionais: Estância Velha, que a ACI realizou nesta terça-feira, 28, no auditório do Müller Centro Empresarial.
O moderador foi Gabriel Müller, diretor administrativo da Exatus e vice-presidente da Regional ACI Estância Velha. Antes da palestra, os cerca de 60 participantes puderam apreciar músicas executadas por Elenara e Abner, regente e integrante da Orquestra Infanto-juvenil de Estância Velha, que conta com o apoio de empresários locais e reúne alunos de escolas da rede municipal de ensino.
Conforme Paiva, o marketing de relacionamento, isto é, de humano para humano, cuja construção requer tempo e foco, é essencial para criar conexão com o público e levá-lo a adquirir os produtos da empresa, em detrimento dos de outras.
70% das empresas, conforme o palestrante, posicionam-se no mercado com base no preço e 28% apostam em performance, mas são as 2% que o fazem pelo valor gerado as preferidas pelo consumidor na hora da compra. Por isso, segundo ele, os profissionais devem deixar de definir seus negócios pelo que vendem e começar a defini-los por aquilo que eles transformam na vida das pessoas. “Mais importante do que você vende é a quem você serve”, explicou.
Pesquisa indicam que 95% das decisões do dia a dia são tomadas com base nas emoções, por isso o neuromarketing pode multiplicar os resultados de uma empresa quando transmitir a mensagem de como um produto ou marca impacta positivamente na vida das pessoas, transformando-a.
Ivani Paiva enfatizou que um produto ou serviço agrega valor quando gera eficiência e produtividade, impacto financeiro, bem-estar e saúde mental, proporciona qualidade de vida, informação e conhecimento, entretenimento e lazer, reconhecimento e recompensa e ainda conveniência e satisfação.
Inteligência artificial
A inteligência artificial impacta os negócios e também o marketing digital das empresas. Com o auxílio das novas possibilidades que a tecnologia oferece, o marketing pode ser cada vez mais um diferencial entre crescer ou desaparecer. Permite entender o consumidor e como despertar a atenção das pessoas, cada vez mais conectadas e dispostas a consumidor aquilo que lhes é relevante.
Em temos de conexão 24h, os modelos mentais são diferentes de acordo com o ambiente e as marcas precisam comunicar-se com os consumidores de formas diversas. Seja através da constante geração de conteúdo ou de outros meios, a distribuição é essencial para ganhar escala.
Um produto precisa ser único, distribuído de forma certa e, especialmente, atender às expectativas e melhorar a vida. O desafio torna-se mais fácil de ser alcançado quanto são entendidos e utilizados conceitos importantes em marketing, como persona (construída baseada em dados reais ou suposições fundamentadas sobre demografia, comportamentos e objetivos) ou avatar (subdivisão das pessoas com relação ao que as motiva a contratar um produto ou serviço).
Patrocínio: Conexo Logistics, Sicredi Pioneira, Claro Empresas, Exatus Contabilidade e CDL POA
Apoio: Sebrae RS