Redesim facilita e agiliza registro de empresas no RS
Novas funcionalidades da Redesim RS e do Tudo Fácil Empresas facilitam e agilizam o registro de empresas no Rio Grande do Sul, que pode ser feito inclusive pelo whatsapp. As inovações já realizadas e outras que devem ser anunciadas em breve foram tema da palestra de Sílvio Ramão, diretor da Redesim RS, na ACI nesta quarta-feira, 16, promovida em conjunto com a Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) e a Prefeitura de Novo Hamburgo.
Na abertura, o diretor da ACI, Fauston Saraiva, agradeceu a todos pela presença e enfatizou que a entidade promove eventos que visam bem atender a todos os associados, sanar dúvidas e facilitar o desempenho das suas atividades.
Tudo Fácil Empresas é uma plataforma que integra e automatiza todas as etapas para abertura de uma empresa Ltda ou Individual, com atividade de baixo risco, de forma totalmente gratuita, automática e em até 10 minutos, com o objetivo de facilitar a vida de quem quer empreender.
“O empreendedor obtém, em um único portal, serviços como viabilidade de endereço e nome, registro na JucisRS, cartão CNPJ, inscrição tributária estadual e municipal e dispensa de licenciamento de Fepam, vigilância sanitária e Bombeiros, além de dispensa de licenciamento dos órgãos municipais e de alvará de funcionamento”, disse Ramão aos contabilistas presentes.
Conforme ele, 63 municípios já têm o Tudo Fácil Empresas, representado mais de 70% do PIB do RS, e em outros 150 o processo de implantação está em andamento. Novo Hamburgo é um dos municípios mais avançados no processo de integração.
Tá na Mão Empresas
A JucisRS também disponibiliza pela plataforma Tudo Fácil Empresas o processo de abertura de um negócio pelo WhatsApp (51) 98137-0160. De forma simplificada, o procedimento é feito pormeio de perguntas e respostas no chat do aplicativo.
A JucisRS é a segunda mais ágil do país, conforme Sílvio Ramão, com tempo de viabilidade de 2h, ante 7h de outras juntas comerciais. Em 2024, foram abertas 253 mil empresas no RS e o início de 2025 foi histórico para o estado: 89.497 empresas foram constituídas nos primeiros três meses do ano.
A JucisRS promove a integração com os 497 municípios, unindo esforços para melhorar o ambiente de negócios. Juntos, somos mais fortes na missão de simplificar e desburocratizar a vida do empreendedor, tornando cada passo mais ágil, fácil e acessível para quem deseja empreender”, disse Sílvio Ramão, que anunciou o lançamento do chamado Módulo de Município, em que será possível o acesso às bases dados dos municípios integrados, que hoje não estão disponíveis na Redesim, permitindo agilidade no licenciamento de eventos, por exemplo.
Elogios a Novo Hamburgo
No evento desta quarta-feira, alguns contabilistas fizeram elogios à postura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT) e da Sala do Empreendedor no sentido de desburocratizar processos e facilitar registros, alterações e outros procedimentos. Presente à abertura, juntamente com outros integrantes, a secretária Daiana Monzon revelou que 756 novos negócios foram abertos no primeiro trimestre em Novo Hamburgo. “Em igual período de 2024, foram 650”, comparou.