Reforma administrativa já está em vigor

Por ACI: 14/01/2025
João Victor Torres/PMNH

Menos cargos de confiança e mais dinheiro no caixa. O prefeito Gustavo Finck sancionou, ao meio-dia desta segunda-feira, 13, a lei da reforma administrativa. As mudanças, aprovadas pela Câmara de Vereadores na semana passada, resultarão em uma economia de R$ 13,5 milhões até o final de 2028 para os cofres públicos municipais.

De acordo com Finck, as alterações também têm como objetivo dar mais celeridade aos serviços públicos. Por isso, foram realizadas fusões entre as secretarias, que passaram de 12 para 11. “Como dissemos desde o início, iríamos cortar na própria carne para dar o exemplo. Foi isso o que fizemos”, destaca. Além disso, o número de cargos comissionados foi reduzido em mais de 15%.

Após uma semana intensa de reuniões com os vereadores e uma força-tarefa para que a votação ocorresse em dois dias consecutivos — uma vez que as matérias analisadas pelo Legislativo no município precisam ser aprovadas em dois turnos —, a nova estrutura organizacional do município está oficialmente em vigor.

O ato de sanção da Lei Municipal 3.572/2025 ocorreu no gabinete do prefeito Gustavo Finck e contou com a presença da secretária de Administração, Andrea Schneider Pascoal.

Articulações com Estado

Na manhã desta segunda-feira, 13, a secretária de Administração, Andrea Schneider Pascoal, recebeu o secretário executivo de Desburocratização e Empreendedorismo do Rio Grande do Sul, Diogo Leuck, no Centro Administrativo Leopoldo Petry, para tratar deste tema. 

Durante o encontro, Leuck compartilhou a experiência e os avanços do governo estadual, resultantes dos esforços coordenados pelo Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (CEDE), que atua em parceria com o Sebrae, visando cooperar com o município.

“É muito importante contar com o apoio do CEDE nas ações que pretendemos desenvolver na gestão”, afirmou Andrea, destacando que o órgão deverá atuar em sinergia com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Andrea também ressaltou que o novo governo hamburguense pretende trabalhar a desburocratização de forma coordenada e aplicar esse conceito em todos os setores. “Queremos ouvir a população e também os empreendedores, buscar experiências positivas de outros municípios e trazer para Novo Hamburgo. O objetivo central é tornar a vida do contribuinte mais fácil”, concluiu a secretária. (Fonte: PMNH - assessoria de imprensa)

Receba
Novidades