Reforma tributária em análise

Por ACI: 10/02/2025

A ACI está criando grupos de trabalho para analisar a reforma tributária aprovada pelo Congresso em 2023 e que vem sendo regulamentada em 2025. Com a participação de consultores, advogados e empresários, cada GT se encarregará da análise de temas específicos e elaborará relatório com os principais impactos sobre as atividades das empresas associadas, que será apresentado em eventos na sede da entidade, ao longo dos próximos meses. O objetivo é orientar os associados em relação à adequação ao novo sistema tributário, que será implementado integrante até 2033.

Este é um dos assuntos institucionais apresentados pelo diretor Fauston Saraiva durante a reunião mensal do Comitê da Indústria, na última sexta-feira, dia 07, coordenada pelo vice-presidente César Ramos. O encontro teve a participação de dois novos integrantes: Frederico Wirth (Calçados Wirth) e Graziela Moura (Máquinas Moura).

Saraiva destacou a reunião com o prefeito Gustavo Finck para debater a desburocratização das atividades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Disse acreditar em avançados significativos a partir da posse de Daiana Monzon na pasta, nesta segunda-feira, 10. Também relatou a participação em evento com representantes do governo americano, em Novo Hamburgo, no último dia 03, a decisão favorável obtida pela entidade em ação judicial para exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins, que beneficia associados da entidade que apuram seus impostos pelo Lucro Presumido e pelo Lucro Real.

Brasil Mais produtivo

César Ramos destacou as oportunidades às empresas proporcionadas pelo programa Brasil Mais Produtivo, que visa a impulsionar a indústria a um novo nível de eficiência e inovação. A plataforma utiliza a tecnologia para transformar a produção e elevar a competitividade das empresas de todos os setores. Informações estão disponíveis em https://brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br/

Planejamento estratégico

Outro tema da reunião mensal foi a apresentação das ações do planejamento estratégico por parte dos responsáveis. O comitê possui diversas ações em andamento, como a participação de convidados em reuniões, aproximação com entidades empresariais, elaboração de um banco de feiras nacionais e internacionais para participação, visitas técnicas, monitoramento de pleitos e pautas de interesse, promoção de eventos e ampliação do número de indústrias médias e grandes associadas, entre outras.

Receba
Novidades