Reunião aberta destaca poder transformador da educação e cultura
A reunião aberta do Comitê de Educação e Cultura, na última sexta-feira, 07 de fevereiro, teve momentos de emoção, aplausos e demonstrações do poder transformador da educação, da cultura, da música e de iniciativas sociais. O encontro, no auditório da ACI, foi conduzido pela vice-presidente da área, Cristine Schneider da Rocha, e marcou o início das atividades do comitê em 2025.
“Educação e cultura são 'avenidas' que promovem o desenvolvimento de pessoas, negócios e região e temáticas que permeiam todas as atividades da ACI, cuja atual gestão busca estimular a cultura da inovação entre empresas e comunidades”, afirmou Cristine. Criado em 2022, o comitê reúne representantes de escolas, universidades e institutos, órgãos públicos, espaços culturais, líderes educacionais e culturais e empresários da região. Um dos integrantes é o novo secretário de cultura de Novo Hamburgo, Ângelo Reinheimer, que esteve presente à reunião e recebeu aplausos dos participantes.
A atividade inicial foi a apresentação de um vídeo em que a ex-executiva Angela Lee Duckworth descreve sua atuação, após deixar um emprego de alto nível em uma consultoria, como professora de matemática para alunos da sétima série em uma escola pública de Nova York. Ela rapidamente percebeu que o QI não era a única coisa que separava os alunos bem-sucedidos daqueles que tinham dificuldades. No vídeo, ela explica sua teoria da “coragem” como um preditor de sucesso. “Mais do que o QI, a renda familiar ou o local da escola, é a mentalidade de crescimento que determina o rendimento do aluno. A capacidade de aprendizado não é rígida e respeita os desafios ao cérebro”, destaca. Conforme a professora, talento não é sinônimo de garra. Na verdade, é inversamente proporcional.
Na sequência, integrantes da Orquestra Infantojuvenil de Estância Velha fizeram apresentações musicais e da própria orquestra. “Trata-se de uma iniciativa da Vibrare - Centro de Música e Neurodesenvolvimento, com o apoio financeiro de empresas, pessoas e famílias, para promover a inclusão musical de alunos de escolas municipais e da Apae do município”, disse Elenara Vargas, coordenadora do projeto.
Os integrantes recebem bolsas de música e instrumentos musicais. Um dos empresários que apoiam a iniciativa é Raul Kruse, sócio-fundador da Dimel Embalagens, onde os ensaios são realizados. Raul esteve presente à reunião aberta e destacou a importância das doações. “Queremos ampliar o projeto para mais quatro escolas este ano e necessitamos de novas doações para a aquisição de 32 instrumentos”, disse.
Dispositivo para bombeiros
A técnica eletrônica formada pela Fundação Liberato Stephanie Staub apresentou o projeto de pesquisa que levou-a a desenvolver o 2Rescue, dispositivo de apoio para localizar bombeiros em estruturas colapsadas. O projeto foi premiado na Mostratec e também no IFest Tunísia – Festival Internacional de Engenharia, Ciência e Tecnologia. “A pesquisa, assim como a música, é um caminho para transformar vidas”, disse, destacando que a confiança e o apoio de pais, professores e empresários ajudam a mudar o mundo.
Prevenção às drogas
Emoção também se fez presente quando o soldado Talisson Suriê Araújo de Araújo descreveu sua experiência no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, desenvolvidos em escolas municipais, estaduais e particulares de Novo Hamburgo. “Na cidade, de cada dez pessoas que entram no mundo das drogas, nove não sem mais”, disse. A maior oportunidade é não ingressar nele, através da prevenção, que o programa realiza há 25 anos no município. Em 2025, a meta é conscientizar 1,7 mil alunos dos riscos e afastá-los da drogadição, através do Proerd, que passará a fazer parte das agenda do projeto ACI Talks, que promove bate-papos com alunos do 8°, do 9° ano e da EJA de escolas públicas e particulares das redes de ensino de Novo Hamburgo, Campo, Bom, Estância Velha, Ivoti e Dois Irmãos.
Projetos educacionais
A Dra. Janine Vieira, consultora do Centro de Desenvolvimento de Projetos Educacionais, apresentou a atuação da Universidade Feevale na formação de professores. “Com infraestrutura, profissionais qualificados, experiência em diferente níveis de ensino, parcerias nacionais e internacionais e Mentored Teacher Education Brazil/Finland, a Feevale oferece oportunidades de formação disponíveis e formações personalizadas”, disse.
As formações disponíveis compreendem cinco eixos: Docência, mentoria pedagógica, prática pedagógica na aquisição de linguagem, gestão educacional / Especialização em Gestão Escolar e projetos especiais. Já as formações personalizadas compreendem atividades como Semana Pedagógica, formações de curta duração de atualização e aperfeiçoamento profissional, mentorias pedagógicas, comunidades de aprendizagem, viagens pedagógicas (missões nacionais e internacionais), Feevale Experience (imersões na Escola de Aplicação e vivências em espaços da instituição), assessoria, consultoria e observatório da educação.
Janine destacou dois cases que a Universidade desenvolveu recentemente. Em Dois Irmãos, ministrou 759h, em formato presencial e online, como foco em formação continuada, análise e discussão de documentos escolares e mentorias pedagógicas para 350 docentes e gestores da rede municipal. Na área internacional, realizou projeto para a Universidade Católica de Trujillo, no Peru. A Mentoria Docente: Desafios e Oportunidades teve duração de 82h e a participação de 80 docentes da UCT.