Reunião mensal destaca atuação da ACI em auxílio a famílias e empresas

Por ACI: 26/06/2024

A reunião mensal do Comitê de Serviços, nesta quarta-feira, 26, sob a coordenação da vice-presidente Fabiana Bissolotti, destacou as ações da ACI no enfrentamento às cheias na região. Desde o início, durante algumas semanas, um grande número de voluntários ligados à entidade atuou no resgaste às famílias atingidas, especialmente em Novo Hamburgo, na coleta de doações e no preparo e distribuição de alimentos aos abrigados na Fenac e em outros locais.

Na reunião, Fabiana agradeceu a Marcelo Santejano e Júnior Ramos, reconhecendo por meio deles todos os que colaboraram para reduzir o sofrimento das famílias que tiveram suas casas alagadas e, em alguns casos, destruídas. Atualmente, a ACI concentra sua atuação para auxiliar as empresas associadas, envolvendo especialmente o acesso a linhas de crédito.

Assuntos institucionais

O novo diretor da ACI, Fauston Saraiva, afirmou que a entidade enviou correspondências, no último dia 21, ao Ministério da Fazenda e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ACI solicitando a intercessão junto aos bancos de varejo habilitados para o repasse do crédito às empresas gaúchas que deixem de cobrar do tomador final a TAC de R$ 4.500,00 para viabilizar o repasse do crédito e também a isenção de IOF às empresas gaúchas localizadas em municípios com estado de calamidade pública reconhecido.

O BNDES estabeleceu linhas de crédito, através do Programa Emergencial de Reconstrução, de R$ 150 mil para empresas gaúchas iniciarem seus respectivos planos de recuperação, com taxa de juros de 5,56% ao ano e doze meses de carência. Na prática, até o momento, ao menos um banco de varejo vem aplicando tarifa/TAC de R$ 4.500,00 para viabilizar o repasse do crédito.

Projeto ACI Talks

Integrantes do Comitê de Serviços foram convidados pela vice-presidente de Educação e Cultura, Cristine Schneider da Rocha, para participarem do Projeto ACI Talks 2024. Em desenvolvimento desde maio, a edição deste ano pretende compartilhar experiências com 4 mil alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos e Morro Reuter.

Nos bate-papos com duração de um ou dois períodos de aula, os voluntários ligados à ACI compartilham com alunos do 8º e do 9º, do Ensino Médio e do EJA suas experiências profissionais e destacam as principais competências profissionais exigidas pelas empresas, além de enfatizarem a importância da continuidade dos estudos e do aprendizado de um segundo idioma.

Consepro-NH

Marcelo Santejano, também integrante da nova diretoria do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Novo Hamburgo (Consepro-NH), destacou os esforços para ajudar o conselho e o apoio que vem sendo dado, por meio do Conselho, aos órgãos de segurança pública, como a doação de pneus para viaturas, entre muitas outras.

Rodada de negócios

Outra atividade do encontro mensal foi a rodada de negócios do comitê, na qual cada integrante pode apresentar, durantes três minutos, sua empresa aos demais.