Sebrae divulga detalhes do projeto Estação Moda RS para 2025
Em reunião virtual realizada nessa quarta-feira, dia 19, às 14h, o Sebrae RS apresentou a parceiros e expositores detalhes do projeto Estação Moda RS para o ano de 2025, iniciativa que viabiliza a participação de indústrias de calçados, bolsas e acessórios de moda, vestuário, máquinas e componentes em importantes feiras nacionais de moda com o objetivo de promover o acesso a novos mercados, gerando visibilidade às marcas, negócios e criação de redes de contatos.
O gerente regional para os vales do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti, abriu os trabalhos dando as boas vindas aos integrantes do grupo. Ele destacou que o foco do projeto para o ano que se inicia é a ampliação do mercado das empresas participantes, incrementando a lucratividade, com maior faturamento e menores custos. "São mudanças necessárias, alinhadas aos cenários atuais e futuros, e em sintonia com as tendências de mercado. Estamos fortemente comprometidos em valorizar as vocações de cada empresa", enfatizou.
Segundo Aliana Maciel, gestora de projetos de moda no Sebrae RS, 70 empresas já aderiram à iniciativa e outras 10 aguardam numa lista de espera. Os expositores contam com subsídio de 50% na aquisição do espaço, além de disporem de consultorias e outros serviços voltados a melhorar a performance dos participantes. "Nossa meta é que as empresas participantes, ao final do período, tenham um incremento de ao menos 12,5% no faturamento", explica Aliana.
Maria Lúcia Chaves de Almeida, gerente de relacionamento da ACI/NH/CB/EV/DI, entidade que apoia institucionalmente o Moda RS, enfatizou a importância da iniciativa para gerar bons negócios para as empresas da região. "Teremos um ano desafiador, porém com muitas oportunidades. Estamos confiantes no sucesso do Moda RS e a ACI está à disposição para auxiliar no que for necessário" comentou em sua intervenção na reunião virtual.
EVENTOS
Na primeira feira do roteiro, a Fimec (18 a 20/03), em Novo Hamburgo/RS, há 17 inscritos, que ocuparão 426m2 de área. Na mostra seguinte, a Loucura por Sapatos (03 a 13/04), também em Novo Hamburgo, são 16 inscritos e 565m2. Posteriormente vem a MinasTrend (08 a 09/04), com nove inscritos e 170m2, em Belo Horizonte/MG. Depois é a vez da NovoShowroom (21 a 25/04), em São Paulo, que tem um inscrito. Já na Contemporâneo Showroom (22 a 24/04), também na capital paulista, são cinco inscritos e 96m2. Na feira calçadista SICC (13 a 15/05), em Gramado/RS, há 22 empresas inscritas no estande coletivo, que terá 277 m2. Além delas, outras duas empresas terão estande individual, somando mais 68m2. Na sequência, ocorre a BFShow (19 a 21/05), em São Paulo. Nesse evento são 20 inscritos no espaço coletivo, totalizando 277m2; e mais cinco empresas em espaços individuais, somando mais 92,75m2. A Fenin (01 a 03/07), em Balneário Camboriú/SC), com uma empresa inscrita, encerra a primeira etapa do projeto.
Estão previstos wokshop + consultoria com as principais tendências internacionais de inverno e verão, consultoria estratégicas de mix de produtos da moda antes da feira e consultoria de mercado com especialista em rotina estratégica e comercial. É também disponibilizado 30% de subsídio na plataforma UNIO, em áreas como registro de marca, identidade de marca, desenvolvimento de produtos, melhorias no processo produtivo, marketing digital e catálogo, entre outros.
Também estão contempladas no projeto uma série de missões especiais para levar lojistas a estes eventos. Nesse sentido, estão sendo feito articulações com CDL´s, ACI´s, Sindilojas e com projeto de varejo da moda do Sebrae.
Além da Aliana Maciel, integram a equipe do Projeto Estação Moda RS os consultores Tatiane Alves, Cristiane Ribas e Cassio Simfronio.
Informações podem ser obtidas pelo fone/whats 51 99712-9073 - Aliana Maciel