Sebrae Supera disponibilizou R$ 40,82 milhões para recuperação de empresas

Por ACI: 21/08/2024
Josemar Demenech, analista do Sebrae RS

O total de recursos disponibilizados pelo Sebrae RS, através da Sebraetec Supera, para recuperação de pequenas empresas atingidas pelos eventos climáticos de maio totaliza R$ 40,82 milhões. O analista de projetos da Regional Sinos, Caí e Paranhana Josemar Demenech apresentou os números do programa durante o 10º Encontro de Empreendedorismo, realizado pela ACI nesta terça-feira, 20 de agosto.

Conforme Demenech, 4,57 mil empresas atingidas pela enchente, localizadas em 14 dos 41 municípios atendidos pela regional, foram beneficiadas com recursos de até R$ 15 mil cada uma para recuperação das suas atividades. Consultores do Sebrae visitaram as empresas e, juntamente com os proprietários, traçaram um plano de ação para a reconstrução e reabertura dos negócios, reembolsando parte dos custos.

Os recursos disponíveis para o programa em nível estadual já foram tomados por mais de 50 mil empresas de municípios em estado de emergência ou de calamidade; no entanto, a instituição mantém consultorias e outros serviços à disposição das empresas, através de suas regionais.

Mostratec 2024

De 21 a 25 de outubro, o Sebrae estará presente à Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2024, que ocorre na Fenac, em Novo Hamburgo, da qual é uma das realizadoras, juntamente com a Fundação Liberato. O investimento da instituição na feira soma R$ 2,7 milhões, entre estandes e montagem, e vai premiar uma nova categoria de projetos, a Cultura Empreendedora, destinada a impulsionar projetos com viés empreendedor.

Robô para lavagem e pintura de paredes

A feira também teve divulgação durante o evento da ACI nesta terça-feira. Um dos projetos vencedores da edição de 2019, o robô que revoluciona a lavagem e a pintura de paredes externas de edifícios, chamou a atenção dos participantes. Conforme o CEO da empresa Painter Robot e técnico mecânico formado pela Liberato, Jorge Matheus, o robô, o primeiro do gênero no país, torna o serviço mais escalável e seguro, além de oferecer economia de tempo e redução de custos.