Sedetur busca recursos para projetos turísticos no município

Por ACI: 20/06/2024

Turismo está entre as atividades que a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo (Sedetur) de Campo Bom busca beneficiar com projetos de captação de recursos junto a órgãos do governo federal. Conforme a servidora pública municipal Cleidiane Sanmartin, que participou da reunião mensal do Comitê da Regional da ACI nesta quinta-feira, 20, cerca de R$ 50 milhões foram captados desde 2017, mas apenas uma parte desse valor foi destinada ao setor de turismo, devido, principalmente, à opção do Ministério do Turismo por contemplar projetos relacionados a grandes destinos turísticos.

A alternativa, conforme Cleidiane, é a obtenção de recursos através de emendas parlamentares, mas estas têm aplicações prioritárias nas áreas de saúde e educação, respectivamente, com cerca de 80% dos valores recebidos. Apenas 0s 20% restantes podem ser destinados ao turismo. A construção de um pórtico junto à ERS-239, do Quiosque Alemão e outros projetos são considerados importantes para a atração de turistas ao município, assim como o roteiro de visita a pontos históricos e comerciais, denominado de turismo de Negócios.

O vice-presidente Eduardo Gottlieb, que coordenou a região, destacou que obras como a revitalização da pista de atletismo, o novo parcão e a construção da Rua Coberta, em andamento, beneficiam tanto a população quanto os visitantes. “Campo Bom está fazendo investimentos, mas precisa fazer mais”, disse.

Eventos

A reunião contou com a presença do novo diretor das ACI, Fauston Saraiva, que assumiu o cargo nesta quarta-feira, 19. Eduardo Gottlieb destacou a promoção do Jantar da Reconstrução, no dia 11 de julho, para arrecadar recursos às famílias atingidas pela enchente no município. O evento será realizado no Gastro Pub Imigração, com convites individuais a R$ 100,00, e terá também a venda de obras de arte de uma artista local. Empresas interessadas podem patrocinar e apoiar financeiramente o jantar, cujo lucro será destinado ao projeto Ação Renascer, que atende a famílias que enfrentam dificuldades em Campo Bom.

Outro evento promovido pelo Comitê da Regional de Campo Bom está previsto para o dia 03 de setembro, no Feevale Techpark. Será a palestra do presidente da ACI, Robinson Klein, sobre utilização da inteligência artificial e outras tecnologias em atividades pessoais e profissionais. Outras informações serão divulgadas em breve.