Seminário ITCON apresenta palestras sobre Inovação, Sustentabilidade e Revolução Tecnológica na Construção Civil

Por ACI: 08/10/2024

No dia 15 de outubro, acontece a décima edição do Seminário ITCON - Inovação e Tecnologia da Construção, o maior evento técnico da construção civil do Sul do Brasil. O seminário será realizado das 14h às 18h30min, no Auditório Claudio Richter (sala 202), localizado nos pavilhões da FIERGS, em Porto Alegre/RS, e faz parte da programação da Feira Construsul.

A programação abordará temas fundamentais para o futuro da construção civil, com ênfase em inovação, construções offsite e soluções sustentáveis para a indústria da construção e o mercado imobiliário. No primeiro ciclo de palestras, será discutida a transição da construção artesanal para a Indústria 4.0, abordando como a automação e a digitalização estão revolucionando o setor. Em seguida, será debatido o retrofit, que combina preservação patrimonial com modernização e mercado imobiliário nos centros históricos. Outro tema em destaque será execuções seguras nos empreendimentos visando atender à crescente demanda dos veículos elétricos.

No segundo ciclo, o uso da tecnologia de impressão 3D em concreto na construção civil trará novas perspectivas sobre eficiência e sustentabilidade, seguido por uma análise das construções industrializadas e inovadoras, que estão transformando o mercado ao acelerar processos e reduzir custos. A sustentabilidade também será tema central na apresentação sobre o uso de madeira engenheirada em grandes estruturas. Por fim, a construção modular será discutida como uma alternativa eficiente para atender às crescentes demandas do setor.

O Seminário contará com a apresentação do Projeto RennovaSul que apoia a reconstrução do Rio Grande do Sul após enchentes e objetiva a construção de 200 casas dentro de comunidades sustentáveis, oferecendo novos lares e renovando perspectivas de vida para as famílias. Toda a venda de ingressos será revertida para o Projeto RennovaSul.

O evento, que já reuniu mais de 2.650 participantes nas edições anteriores com um público extremamente qualificado de engenheiros, arquitetos, fornecedores, acadêmicos e empresários, se consolida como uma plataforma de troca de conhecimentos e novas ideias para a construção civil.

Realização: Sinduscon-NH (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Novo Hamburgo), Sinduscom Vales (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo), com Apoio Especial do SENAI e Feira Construsul

Patrocínio Master: Gerdau, Massa DunDun e Sulgás

Patrocínio: Estaq Sondagens e Fundações, e Ispersul Engenharia de Impermeabilização

Apoio: Bazze PVC, Grupo Bennter, Cerâmica Kaspary, Cerâmica Soares, Estal Escoras e Andaimes, Habitasinos Urbanizadora e Incorporadora, Lajeadense Vidros, Madesandri, Mattos Elétrica, Ortobras Elevadores, Planta & Obra Construtora e Incorporadora, Tecmold Artefatos de Concretos e Torri Engenharia e Saneamento, além do apoio institucional das principais entidades do setor e universidades.

1º. Ciclo de Palestras e Debate

Palestra: Construção Civil: do artesanal 2.0 à indústria 4.0

Walker Massa – Diretor da Cápsula Hub (Porto Alegre/RS)

Palestra: A Cidade do Futuro foi construída no Passado - Retrofit em Centros Históricos

Pedro Ichimaru – Sócio da Somauma (São Paulo/SP)

Palestra: Segurança nas edificações para veículos modernos com ênfase nos carros elétricos

Marcelo Valle - Diretor da MValleTech | Emergências Tecnológicas (São Paulo/SP)

- Debate/Intervalo

2º. Ciclo de Palestras e Debate

Palestra: Tecnologia de impressão 3D em concreto na Construção Civil

Daniel Katz - Presidente do Grupo Katz e Co-Founder/Co-CEO da Cosmos 3D (belo Horizonte/MG) e  Alexander Watanabe - Head Regional do Grupo Katz & Co (Campinas/SP)

Palestra: A revolução da Construção Civil através das construções industrializadas e inovadoras

Caroline Siqueira – Vice-Presidente Comercial e Marketing do Grupo Innova Steel

Palestra: Estruturas de madeira engenheirada

Alan Dias – Sócio-Diretor da TimBau Estruturas (São Paulo/SP)

Palestra: Sistema SteelPanel

Roberto Antonio Becker – Arquiteto, responsável técnico da Quick House

IMPORTANTE

Para participar do evento, é necessário realizar o credenciamento para a Feira Construsul, que pode ser feito antecipadamente pelo site: https://www.feiraconstrusul.com.br/.

Evento: 10º Seminário ITCON - Inovação e Tecnologia da Construção

Data: 15 de outubro

Horário:  14h às 18h30min

Local: Auditório Claudio Richter (sala 202) - Pavilhões da FIERGS, Porto Alegre/RS