Sucessão foi o tema central da Reunião do Comitê Regional ACI Campo Bom

Por ACI: 21/11/2024

Diálogo e transparência são os dois pilares essenciais para a efetivação de um processo sucessório de sucesso em uma empresa familiar. Essa máxima foi uma das apresentadas por Daniel e Elaine Campos, da Campal Serviços Contábeis. Eles foram os convidados para falarem sobre governança e sucessão em empresa familiar na Reunião do Comitê Regional ACI Campo Bom realizada na quinta-feira, dia 21 de novembro, no Hub 5796, em Campo Bom.

Conforme Daniel, em determinado momento da trajetória de uma empresa ela se vê com somente três alternativas possíveis. ser vendida, fechar ou realizar a troca de comando de modo ordenado e produtivo. Um dos primeiros passos para a sucessão, segundo os especialistas, é estabelecer um diálogo franco. Depois, se faz necessário formalizar contratos e relação profissionais, o que evita muita dor de cabeça no futuro. "Às vezes pequenas desavenças em detalhes geram estragos enormes. E muitas delas poderiam ser evitadas se as regras estivessem estabelecidas", argumenta.

De acordo com dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, 90% das empresas brasileiras são familiares. Elas empregam 75% dos trabalhadores e são responsáveis por 65% do PIB nacional. "Entretanto, só 24% se preparam para a sucessão", alerta Daniel.

Ele e Elaine revelam que um dos maiores desafios nestes processos é o chamado "choque de gerações", em que, muitas vezes, os mais novos exigem mudanças bruscas, muito embora ainda não tenham condições plenas de assumir estas mudanças. Ao mesmo tempo, os da gerações anteriores podem ser resistentes e refratários às mudanças e não confiam plenamente nos que estão chegando ao negócio. "É preciso muita paciência e boa vontade de ambos", sentencia Daniel.

Por fim, eles citaram duas importantes lições a serem aprendidas o mais rapidamente possível. A primeira é "Trate a empresa como empresa, a família como família e a propriedade com respeito". E a segunda é "Tenha sempre em mente a natureza constante e inevitável das mudanças ligadas ao desenvolvimento".

O encontro em Campo Bom foi comandado pelo Presidente da Regional Eduardo Luiz Gottlieb. Na considerações finais da reunião, os participantes elogiaram muito a primeira edição da Confraria dos Pequenos Negócios, definida como efetiva e inspiradora. A próxima edição da Confraria ocorre dia 25 de novembro e todos foram convocados a participar e também a convidar novas empresas.

Receba
Novidades