Universidade Feevale e Prefeitura de Novo Hamburgo estreitam laços
Comitiva da Instituição esteve na prefeitura nesta quarta-feira, 5, para apresentar diversas possibilidades de colaboração
Nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, uma comitiva da Universidade Feevale, liderada por Marcelo Clark Alves, presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo, mantenedora da Instituição, e pelo reitor, José Paulo da Rosa, participou de uma reunião com o prefeito do município, Gustavo Finck, e com a secretária de Gestão, Governança e Desburocratização, Andrea Schneider Pascoal. O encontro, o primeiro oficial entre a Universidade e a nova gestão municipal, aconteceu na Prefeitura. Pela Feevale, participaram da reunião, ainda: o superintendente Executivo Roberto Sarquis Berte; a pró-reitora de Ensino Maria Cristina Bohnenberger; a diretora de Inovação Daiana de Leonço Monzon; o coordenador de Obras e Manutenção Maicon Busato; a gerente de Operações Andressa Terra; a chefe de Gabinete Isabela Guzzon; e a arquiteta Karen Kussler.
Durante a agenda, foram discutidos projetos e programas que já existem em parceria entre a Feevale e o município de Novo Hamburgo e de que forma as ações podem avançar ainda mais, a fim de atender às demandas da comunidade. Por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, os acadêmicos aplicam seus conhecimentos na prática, enquanto a Prefeitura recebe suporte técnico e científico da Instituição.
Entre os assuntos tratados estiveram, por exemplo, adequações no projeto do Anexo III do Hospital Municipal, uma parceria entre a Universidade e o município para ampliação do atendimento em pediatria. Também foi discutida a colaboração para a realização de um summit na cidade, potencializando as ações de inovação em Novo Hamburgo. Por sua vez, o executivo municipal apresentou demandas como possibilidades de formação de seu corpo administrativo, apoio para padronização em seus fluxos e processos e consultoria para design dos novos uniformes escolares da rede municipal. Finck também apresentou estudos para o Boulevard Germânia, empreendimento que será construído às margens da BR-116, no bairro Primavera. A Feevale poderá estar presente no local, apoiando atividades de ensino e extensão.
Para o reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, foi uma reunião muito produtiva. “Se avizinham grandes projetos em parceria entre a Feevale e a Prefeitura Municipal. Na área da educação, na área da saúde, por exemplo, várias ações vão ser benéficas para todo o município. Nosso compromisso é contribuir com a comunidade e queremos fazer isso por Novo Hamburgo”, afirma.
Finck reforça que a Prefeitura está de portas abertas. “A gente vai afinar esse conhecimento (sobre as possibilidades de parceria), para saber tudo o que a Feevale tem a nos oferecer e estreitar essa relação”, declara.
Ações da parceria englobam extensão e saúde
A parceria entre a Feevale e a Prefeitura Municipal já engloba uma série de ações. São realizados diversos projetos sociais, como Centro de Educação em Direitos Humanos, Da Rua para’Noia; Futsal Social, Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade, Projeto de Combate e Prevenção à Dengue e Programa Mãe-Bebê, por exemplo. Entre as ações de saúde, a comunidade conta com atendimentos no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) - pediatria, ginecologia, quiropraxia, fisioterapia clínicas de Odontologia e clínicas extramuros. Os acadêmicos exercem práticas e estágios curriculares obrigatórios de diversos cursos; a Instituição conta, ainda, com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e o Programa de Residência Médica.
Serviços
A Feevale também se colocou à disposição da Prefeitura para serviços como consultorias técnicas, assessorias e serviços especializados oferecidos pelos laboratórios institucionais, com o objetivo de aprimorar a eficiência dos serviços municipais. Na área da inovação, atividades como o startup teens, gestão colaborativa do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) e eventos de inovação, como Feevale Summit, hackathons, Café Mundo, são possibilidades concretas de colaboração entre o executivo municipal e a Instituição.
A Universidade apresentou, ainda, as possibilidades na área da educação, como pós-graduação e diversas formações voltadas para professores, gestores de escolas municipais, colaboradores do corpo técnico da prefeitura e profissionais da saúde, por exemplo. Foi entregue, ao prefeito Finck, um portfólio de cursos de especialização e qualificação voltado à Educação Básica, com o objetivo de contribuir para a formação contínua e qualificada dos docentes da rede pública. O projeto contempla quatro pilares essenciais para a capacitação e o desenvolvimento dos profissionais da educação: docência, mentoria pedagógica, prática pedagógica na aquisição de linguagem e gestão educacional.
Fonte/Associada: Universidade Feevale