Universidades comunitárias gaúchas assinam convênio com consórcio português
Parceria entre o Erasmuscentro e o Comung foi formalizada nesta quarta-feira, 23, na Universidade Feevale. Acordo do consórcio português é o primeiro fora da Europa
Foi assinado nesta quarta-feira, 23, um convênio entre o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e o consórcio português Erasmuscentro. A atividade, que aconteceu na Universidade Feevale, contou com a presença de reitores e diretores de relações internacionais de diversas instituições do Comung, além de seis integrantes da delegação portuguesa.
Integram a comitiva de Portugal João Vinhas Marques, presidente da Comissão de Gestão do Erasmuscentro e vice-presidente do Instituto Politécnico de Viseu; Maria João Pinto Cardoso, coordenadora do Erasmuscentro e pró-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra; Carla Ravasco Nobre, secretária da Comissão de Gestão do Erasmuscentro e pró-presidente do Instituto Politécnico da Guarda; Helder Orlando Cardoso Pereira, vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém; Célio Gonçalo Cardoso Marques, pró-presidente do Instituto Politécnico de Tomar; e Fátima Susana Amante, pró-presidente do Instituto Politécnico de Viseu.
Em seu pronunciamento, o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, ressaltou que todas as 14 instituições que integram o Comung contam com uma excelente estrutura e espaços de qualidade. “Tenho plena convicção de que todas essas universidades serão grandes parceiras do Erasmuscentro”, enfatizou. “O nosso Estado não teria alcançado o patamar que possui hoje, enquanto sociedade, sem a contribuição dessas universidades comprometidas com a pesquisa, o ensino e a extensão”, complementou o presidente do Comung, Rafael Frederico Henn, também reitor da Unisc. Da diretoria do Comung também participaram os reitores Pe. Sérgio Eduardo Mariucci, secretário da entidade e reitor da Unisinos, e Dieter Rugard Siedenberg, tesoureiro e reitor da Unijuí.
João Vinhas Marques, presidente da Comissão de Gestão do Erasmuscentro e vice-presidente do Instituto Politécnico de Viseu, e Maria João Pinto Cardoso, coordenadora do Erasmuscentro e pró-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, falaram sobre o consórcio, que tem o objetivo de incentivar ações de internacionalização entre as instituições, buscando a mobilidade acadêmica e docente, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos. Também participaram, de forma online, Nuno Miguel Almeida, pró-presidente do Instituto Politécnico de Leiria, e Maria José d’Ascensão, pró-presidente do Instituto Politécnico de Portalegre.
A diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale, Paula Casari Cundari, lembrou que essa parceria iniciou há cerca de um ano, na Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai). “A parceria possui um grande potencial para a internacionalização das instituições que integram o Comung e o Erasmuscentro, inclusive para que possamos construir projetos conjuntos em educação, investigação e transferência de conhecimento”, frisou.
Oportunidade de estágio na Europa
O Erasmuscentro é formado pelos institutos politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Viseu e Tomar, de Portugal. Juntas, essas instituições representam 46 mil estudantes, integrando 41 estruturas associativas empresariais, que congregam cerca de 40 mil empresas. Já o Comung é formado por 14 universidades, com destaque para a educação e a saúde, integrando cerca de 900 cursos de graduação com mais de 153 mil alunos, mais de 16 mil colaboradores, oito parques tecnológicos, com mais de 600 empresas incubadas, e cerca de 1.200 convênios internacionais.
Este é o primeiro acordo do Erasmuscentro fora da Europa. A intenção é que a mobilidade acadêmica proporcione a vinda, ao Brasil, de pelo menos 32 alunos por ano. Essas mobilidades deverão ser financiadas pelo projeto Erasmus+, sendo que o primeiro edital deverá ser lançado ainda em 2025. Uma bolsa para um estudante do Politécnico de Coimbra, por exemplo, que venha estudar na Universidade Feevale por um período de quatro meses, receberá um valor total de 2.495 euros.
A parceria será uma oportunidade de os estudantes das universidades comunitárias gaúchas participarem de estágios profissionais em países europeus. Deverá possibilitar, ainda, a divulgação internacional das instituições integrantes de ambos os consórcios, networking e participação conjunta em projetos de diversas áreas. Além disso, a intenção é articular parcerias regionais relevantes, que sejam consideradas de interesse comum pelas instituições de ensino consorciadas. Futuramente, a ideia é construir projetos conjuntos no âmbito educacional e investigação e transferência do conhecimento.
Fonte/Associada: Universidade Feevale