Vice-presidente de Economia comenta mudança no cenário econômico

Por ACI: 22/07/2024

Vice-presidente de Economia da ACI, André Momberger, comenta em vídeo a mudança no cenário econômico brasileiro em julho. Conforme Momberger, o presidente Lula baixou o tom das críticas, inclusive pessoais, ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou um contingenciamento de RS 26 bilhões para o orçamento de 2025. Além disso, cresce a possibilidade de Gabriel Galípolo, atual diretor de política monetária, ser o próximo presidente do Banco Central. Trata-se de um nome bem-aceito pelo mercado. Apesar de ter um viés diferente do de Campos Neto, é um técnico. Tem noção da missão do Banco Central no controle inflacionário e com ele não deverá haver grandes guinadas na instituição.

“Com isso, as coisas retornaram ao seu eixo”, diz André Momberger. O vice-presidente da ACI enfatiza os indicadores que eram positivos continuam na mesma condição e, somado a isso, notícias vindas do âmbito externo, especialmente dos Estados Unidos, dão mostras de que, a partir de setembro, a taxa de juros continuará baixando, o que constitui um indicativo muito importante para a economia brasileira.

Momberger também destaca a reação de indicadores importantes em julho. Os juros futuros, previstos para um universo de 1,5 ano (a chamada taxa de carreira), retornaram à taxa de 10,90, o que indica estabilidade ante 10,50 desta semana. O comportamento do dólar futuro, que estava a R$ 5,70, voltou a patamar abaixo de RS 5,40.

 

Receba
Novidades