Vice-presidentes e diretor-executivo destacam ações

Por ACI: 13/09/2024

Coordenada pela presidente em exercício, Izabela Lehn, a reunião mensal do Conselho Deliberativo, nesta quinta-feira, 12 de setembro, teve como destaque a análise de ações, eventos e atividades das vice-presidências e da diretoria executiva da ACI.

O diretor Fauston Saraiva saudou a sanção da Lei Municipal de Inovação de Novo Hamburgo, que favorece ações de inovação no município. A criação havia sido proposta pela ACI, com o apoio de outras instituições, em 2023 à administração municipal, cujo projeto recebeu o voto favorável de todos os vereadores, em agosto. Também destacou os encontros com candidatos a prefeito de Novo Hamburgo, para ouvir suas propostas para o desenvolvimento econômico, e a participação da ACI na Mostratec 2024, entre os dias 22 e 25 de outubro, em estande compartilhado com associados, que em breve serão contatados para apresentação da proposta.

Assuntos das vice-presidências

Maria Cristina Bohenberger, vice-presidente de Governança e Planejamento, informou que, no dia 28 de outubro, a ACI promoverá a Imersão Governança Corporativa e Gestão de Pessoas, com facilitação de Denise Casagrande, diretora-executiva da Denise Casagrande Desenvolvimento de Pessoas e Organizações.

Gabriel Müller, vice-presidente da Regional Estância Velha, disse que, no dia 23 de setembro, das 18h às 21h, a Confraria dos Pequenos Negócios terá edição inaugural no município, com moderadores de Rosane Machado, vice-presidente de Micro e Pequena Empresa, e dele próprio. Fabiana Bissolotti, vice-presidente de Serviços, agradeceu o apoio de todos os vice-presidentes para a divulgação das atividades do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Novo Hamburgo, cuja diretoria também integra, em seus comitês.

Cristine Schneider da Rocha, vice-presidente de Educação e Cultura, enfatizou a importância do Projeto ACI Talks para os alunos do 8º e do 9º ano de escolas municipais e estaduais da área de atuação da entidade e informou que alunos da 5ª séria de uma escola municipal de Novo Hamburgo elaboraram o projeto de uma pizzaria, que foi apresentado durante a XI Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnologia – Femictec, na Fenac. Também citou a participação da vice-presidente de Comércio, Inês Vaz, na reunião do Conselho Municipal de Turismo de Novo Hamburgo, nesta terça-feira, 10 de setembro. O tema debatido foi a revisão do Plano de Desenvolvimento Territorial de Turismo de Novo Hamburgo, detalhada pelo diretor de turismo, Deivid Schuh.

André Momberger, vice-presidente de Economia, manifestou preocupação em relação à forma como estão sendo conduzidas as negociações e votações do projeto de reforma tributária no Senado, as discussões que são feitas e a pouca participação do setor empresarial nos debates.

Assuntos institucionais

Fauston Saraiva informou que representou a ACI em dois eventos, entre outros, na semana. Na terça-feira, 10 de setembro, participou de reunião em que profissionais ligados a empresas, entidades, instituições e movimentos debateram ações em prol do empreendedorismo na região. Na oportunidade, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Sicredi Pioneira, Sebrae RS, ACI-NH, CDL Novo Hamburgo, BORA Club e Dutra Corporativo definiram o planejamento estratégico do Mindset IPO Day, evento que surge com o propósito de unir mentes brilhantes, oportunidades e empreendedores visionários.

Saraiva também esteve presente à cerimônia de assinatura do protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a Scala Data Center para instalação do primeiro distrito industrial sustentável de data centers do país. O projeto será implantado em Eldorado do Sul, com investimento de R$ 3 bilhões.