Vinci Shoes inovou indústria e varejo com e-commerce de calçados femininos sem salto
Criado em 2016, em Estância Velha, a Vinci Shoes é um e-commerce que inovou a indústria e o varejo de calçados por desenvolver, produzir e comercializar exclusivamente sapatos femininos sem salto para todas as ocasiões, inclusive no exterior. “Temos estoque zero, produzimos sob demanda e somos ágeis nos testes de produtos”, disse Rodrigo Morsch, um dos palestrantes do Encontro de Empreendedorismo, que o Comitê de Jovens Empreendedores da ACI promoveu nesta terça-feira, 13.
Ao contrário das marcas tradicionais, que demoram de dois a três meses para trazer novos produtos para o mercado, a Vinci Shoes consegue fazer isso em apenas dez dias através da produção sob demanda, busca constante por best-sellers, mix competitivo de produtos, zero risco de estocagem e produtos disponíveis em todas as numerações, do 33 ao 42. “Sem um bom produto, não há estratégia que funcione”, alertou Rodrigo, destacando a importância de um branding sólido e de dados para tomada de decisão.
Além do e-commerce, a Vinci possui quatro lojas físicas, chamadas de guide shops, que funcionam como pontos de contato com a marca, localizadas em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Nelas, a consumidora tem à disposição os principais modelos da marca e pode encomendar outros, que são entregues em seu endereço em até dez dias, com frete totalmente grátis.
“Nossos sapatos seguem as principais tendências de moda e consumo do mundo, são desenvolvidos com base em feedbacks e demandas dos clientes e buscam excelência em qualidade”, acrescenta Morsch.
No início do ano, a Vinci colocou no ar o seu site internacional, que atende inicialmente aos mercados canadense e norte-americano, com entrega em 07 dias e troca facilitada. “Queremos ser referência em sapatos femininos sem salto inclusive no exterior”, explica o co-fundador e diretor de branding e novos negócios da Vinci Shoes.
A estratégia de gestão e crescimento da marca é baseada em três alicerces: pessoas engajadas, execução ágil e data driven. “Aprendemos rápido para crescer rápido”, destaca o diretor, enfatizando que os dados baseiam o negócio. Uma cultura organizacional encoraja o pensamento crítico e analítico, mudanças rápidas são feitas com decisões estratégicas e análises rápidas e práticas são capazes de gerar mudanças.