Visita técnica à Box Print reúne 28 profissionais

Por ACI: 28/02/2023

Um grupo de 28 participantes participou de visita técnica à Box Print, em Campo Bom, nesta segunda-feira, 27. O diretor de negócios, Marco Schmitt, deu as boas-vindas e agradeceu a todos pela visita à empresa, que completa 65 anos em agosto. Explicou sobre a mudança na gestão, em 2019, e que agora a empresa possui três superintendentes que não são da família: Eduardo von Reisswitz Petry (comercial), Leandro Benedetto (administrativo) e Eduardo Biehl (industrial), além de três netos dos fundadores na gerência do negócio.

O superintendente comercial, Eduardo Petry, e o gerente administrativo, André Schmitt, apresentaram a empresa. A Box Print produz embalagens e displays de papel e microondulados para os segmentos alimentício e de bebidas, farmacêutico e veterinário, de cosméticos, eletrônicos, autopeças e calçados. Tem entre seus clientes marcas como Natura, Boticário, Mary Kay, JBS, Novo Nordisk, Arezzo, Bibi, EMS, Biolab, Organon, Schering do Brasil e ABL Antibióticos Brasil.

O propósito da empresa é “Nosso papel é entregar a melhor embalagem para o mundo” e seu parque gráfico possui 51 mil m² de área construída, o que permite agilidade de entrega e capacidade para altas demandas.

Na sede visitada, Unidade Box Print, se concentram as áreas de apoio (administrativo, financeiro e comercial) e a produção de embalagens, principalmente de cosméticos e acabamentos. A empresa também possui os complexo Microondulados, Renova (focado em ondulados) e New Print (especializado nos setores farmacêutico e alimentício) em Campo Bom, uma unidade em Camaçari/BA e um escritório comercial em São Paulo. Atualmente, emprega 980 colaboradores e possui capacidade de conversão de 3 mil toneladas/mês. Os últimos investimentos feitos totalizam R$ 60 milhões e o faturamento em 2022 chegou a R$ 401 milhões.

Linha do tempo

Petry e Schmitt também citaram os pilares da empresa (relacionamento, tecnologia, pessoas e confiança) e apresentaram a linha de tempo da empresa, destacando os seguintes fatos:

- Em 2005, a Box Print se tornou a primeira gráfica da América Latina certificada pelo FSC — Forest Stewardship Council, garantindo que o papel das embalagens é produzido a partir de fontes responsáveis, contribuindo para o manejo sustentável dos recursos florestais do país.

- Em 2009, tornou-se a primeira gráfica Carbono Neutro, neutralizando 100% das emissões de GEE geradas por suas operações, por meio do plantio e da conservação de florestas.

- Em 2016, iniciou a compra de 100% da energia elétrica das unidades no Ambiente de Contratação Livre (ACL), sendo a totalidade desta energia oriunda de fontes renováveis.

- Em 2019, tornou-se membra do Programa Brasileiro GHG Protocol, passando a publicar seus Inventários de emissões de gases de efeito estufa de forma pública e transparente no Registro Público de Emissões. Iniciou o preenchimento anual do questionário Ecovadis, sendo esta mais uma forma de avaliar as práticas socioambientais e buscar uma maior transparência com os clientes. Passou a considerar a Agenda 2030, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), como sendo o principal guia nas ações de sustentabilidade.

- Em 2020, tornou-se uma Empresa Certificada B, estando entre as cinco empresas mais bem colocadas do país, com mais de 100 pontos. Tornou-se também uma empresa Carbono Positivo, ou seja, a quantidade de gases de efeito estufa que emite anualmente é inferior — à quantidade — compensada pela suas ações de plantio e conservação de florestas. Ainda se tornou a primeira empresa gráfica certificada no Programa Origem Sustentável, que se deu por meio do atendimento de 100% dos 124 indicadores do Programa. Naquele ano, foi desenvolvida uma linha de acabamento antiviral.

Em 2021, foi lançado o Relatório de Sustentabilidade do Grupo Box Print, que contempla informações dos anos de 2018, 2019 e 2020, e seu conteúdo foi elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), entidade internacional que padroniza publicações desse tipo. Foi implantando a Gestão de Pessoas e Cultura (GPC, até então, a área de Recursos Humanos executava apenas ações burocráticas).

Em 2022, recebeu o Prêmio Top Ser Humano, promovido pela ABRH-RS (representação gaúcha da Associação Brasileira de Recursos Humanos). A empresa foi premiada na categoria “Organização”, modalidade “Enfrentamento da Crise gerada pelo Coronavírus”.

Ações sociais

O superintendente comercial e o gerente administrativo também comentaram algumas ações sociais, como a doação de mesas e cadeiras para o laboratório de informática do projeto Criança Cidadã e a parceria com o Banco de Alimentos para que a sobra limpa (alimento produzido, mas não servido no refeitório) seja destinado para uma entidade. E também mencionaram os projetos para 2023. Após, os participantes visitaram o Studio B - Jornada B Corp e o parque industrial.

 

Receba
Novidades