Voluntários do projeto ACI Talks fazem reunião de alinhamento

Por ACI: 16/04/2025

O projeto ACI Talks atendeu mais de 4 mil estudantes, em 2024. O programa, criado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti (ACI-NH/CB/EV/DI/Ivoti), visa orientar e informar estudantes sobre o mercado de trabalho e as competências profissionais mais valorizadas pelas empresas. Hoje, dia 16, ocorreu o primeiro encontro no ano do grupo de voluntários que operacionaliza a ação. Na reunião, realizada na ACI e capitaneada pela vice-presidente de Educação e Cultura da entidade, Cristine Schneider da Rocha, foram traçadas estratégias para o ano de 2025. 

Cristine, na abertura do evento, lembrou que o projeto pode transformar a vida de jovens, uma vez que leva a eles exemplos inspiradores a apresenta caminhos positivos a serem seguidos no futuro. "Vocês, voluntários, fazem essa transformação porque mostram as possibilidades aos jovens", definiu. A ação teve sua gênese em Campo Bom, em 2023. Naquele ano, 2.040 jovens foram contemplados. No ano passo, o número saltou para 4.050. "Para 2025, a projeção inicial é repetir o número de 2024. Porém, podemos sonhar com um número muito maior", projetou Cristine.

Em seguida, houve a apresentação individual de cada um dos participantes do encontro. Todos foram unânimes ao falar da importância do ACI Talks e também relataram como a participação na iniciativa também os fez evoluir como pessoa. A totalidade se mostrou otimista e confiante em bons resultados, lembrando que muitas vezes os jovens só precisam de orientação adequada para fazer as escolhas certas.

PROERD
O soldado Talisson Suriê Araújo de Araújo falou do projeto PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que visa capacitar os jovens a fazerem escolhas seguras e saudáveis, fortalecendo a cultura da paz e construindo uma sociedade mais saudável, feliz e segura.

O PROERD é desenvolvido através de curso ministrado por policiais militares voluntários, aplicado em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. "Estudos mostram que programas focados somente nos prejuízos que as drogas causam não tem tanta efetividade. Trabalhamos competências socioemocionais para abrir um caminho de luz, positivo e inspirador", enfatizou Talisson. Ele ressaltou que o tema empreendedorismo é importante neste contexto, pois pode representar uma alternativa para pessoas de classes sociais mais desassistidas.

Ao final do evento, foram entregues os Certificados de 2024 aos que participaram da iniciativa.

ALGUNS NÚMEROS DE 2024
+ de 118h em agendas
+ de 157h dos voluntários
54 voluntários integrando o projeto
40 voluntários envolvidos em agendas 
78 agendas atendidas (sendo 29 em duplas)
4.045 alunos atingidos
101 Turmas + Público da Semana de Ciência e Tecnologia de Campo Bom e do Evento com o jogador Tinga, no Teatro Feevale
> Instituições participantes: 35 no total
Campo Bom: 3 escolas municipais, 1 estadual, 1 Jovem Aprendiz e diversas na Semana de Ciência e Tecnologia.
Dois Irmãos: 8 municipais.
Estância Velha: 5 municipais, 1 estadual, 1 particular e 1 Jovem Aprendiz.
Ivoti: 3 municipais e 1 estadual.
Novo Hamburgo: 5 municipais (Eja e 1 5º ano) e 5 Jovem Aprendiz.
No total: 24 municipais, 3 estaduais, 1 particulares e 7 JA.

PÚBLICOS ATENDIDOS
> 8ºs. Anos – Ensino Fundamental
> 9ºs. Anos – Ensino Fundamental
> Ensino Médio
> EJA
> Jovens Aprendizes
> Pais de escolas infantis, associações de bairro
> Cidades atendidas: Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos e Morro Reuter
> Redes municipal, estadual e particular

Receba
Novidades