Diretor e consultor tributário participam de programa na Rádio Felicidade

Por ACI: 15/01/2025

O diretor, Fauston Saraiva, e o consultor tributário e fiscal da ACI, Dr. Marciano Buffon, participaram do programa Go Felicidade, apresentado por Marcos Couto, na Rádio Felicidade FM, nesta quarta-feira, 15. Durante uma hora, Saraiva e Buffon fizeram considerações sobre a reforma tributária, cujos artigos estão sendo regulamentados. Especialista em temas tributários, Buffon destacou que o projeto aprovado no Congresso, apesar de conter aspectos positivos, não põe fim a duas características do sistema tributário atual: a complexidade e a ausência de justiça fiscal. “Vamos continuar tendo em sistema tributário complexo e que incide sobre o consumo, o que prejudica especialmente os mais pobres”, disse.

Conforme Fauston Saraiva, a ACI promoverá diversas ações para explicar a reforma tributária aos seus associados. Grupos de trabalho estão sendo constituídos para analisar os impactos em diferentes áreas, cujas conclusões serão apresentadas em eventos na entidade, nos próximos meses.

Os participantes do programa também tranquilizaram os ouvintes em relação às dúvidas geradas por notícias falsas envolvendo a taxação do Pix. “Fiquem tranquilos. Nada mudará em relação ao que tínhamos antes do anúncio das mudanças no repasse de informações financeiras dos contribuintes pelas instituições financeiras à Receita Federal”, disse Marciano Buffon.

Outro tema da entrevista foi a ação política da ACI para reverter a alteração no diferimento de ICMS nas operações internas no Rio Grande do Sul, conforme o Diário Oficial do Estado do dia 27 de dezembro de 2024 (período de recesso da maior parte das empresas), o que conteve o Decreto nº 57.931/2024[3], no qual, como regra geral, condicionou aos contribuintes gaúchos que no ano de 2025 quisessem manter a utilização do diferimento do ICMS realizassem a opção prevista no Decreto nº 57.886/2024 até o último dia do mês de dezembro de 2024.

 

Receba
Novidades