Empresa familiar obtém êxito em seus processos de governança e sucessão

Por ACI: 25/09/2024

A apresentação de um exemplo bem-sucedido de governança e sucessão em empresa familiar foi o tema central da reunião mensal do Comitê de Serviços, nesta quarta-feira, 25, sob a coordenação da vice-presidente Fabiana Bissolotti. Elaine de Campos e o filho Daniel Antonio apresentaram como os processos de gestão, governança e sucessão vêm sendo desenvolvidos com naturalidade e resultados positivos na Campal Serviços Contábeis, de Novo Hamburgo.

Vindos de outra cidade, Daniel e Elaine de Campos fundaram a empresa há 36 anos e, atualmente, além dos filhos Daniel Antônio e Pâmela, possuem outros dois sócios não integrantes da família, mas que atuam na Campal desde o início das atividades. A empresa possui um conselho consultivo e a diretoria reúne-se quinzenalmente para analisar o desempenho financeiro, tomar decisões e fazer projeções. Possui um acordo de sócios, que prevê as medidas que deve ser adotadas nas mais diversas situações possíveis e a distribuição trimestral de resultados.

“Negócios são feitos por pessoas. Por isso, preparação, treinamento e gestão de riscos evitam situações de vulnerabilidade”, enfatizou Elaine. “Sucessão é um processo que deve ser desenvolvido em etapas e o acordo de sócios também é uma construção contínua e, na Campal, é seguido à risca”, destacou Daniel Antônio. Em sua apresentação, ele deu duas dicas aos gestores: 1) Trate a empresa como empresa, a família como família e a propriedade com respeito e 2) Tenha sempre em mente a natureza constante e inevitável das mudanças ligadas ao desenvolvimento.

Veja aqui outras informações sobre a empresa

Assuntos da vice-presidência

Fabiana Bissolotti saudou a presença da nova integrante do comitê, Daniela Müller, gestora comercial da Petter Corretora, e destacou o desempenho positivo da Rodada de Negócios em Dois Irmãos, no dia 17 de setembro, e da Confraria dos Pequenos Negócios em Estância Velha, no último dia 23, ambas com bom número de participantes. Informou que a edição em Novo Hamburgo da Rodada de Negócios, prevista para 01 de novembro, terá Daniel Müller, diretor do Instituto Cada Vez Melhor, como palestrante. Os eventos são realizados em parceria com o Comitê da Micro e Pequena Empresa.

Também foram destacados na reunião a presença de ACI na Mostratec 2024, entre os dias 22 e 23 de outubro, o pedido para que os integrantes apresentem, no próximo mês, sugestões de temas e eventos que possam fomentar a conexão com os associados e outras empresas e ainda o projeto de criação de um selo de sustentabilidade para empresas que adotam as práticas de ESG.